Praticas sustentáveis, parceria E.E. Clarimundo Carneiro e EcoCash...

A partir de uma feira de ciências voltada para sustentabilidade na Escola Estadual Clarimundo Carneiro, em Uberlândia, MG, iniciamos o projeto no formato de gincana, identificada as necessidades da escola estabelecemos um objetivo a ser alcançado, quantos pontos temos que alcançar para conseguimos adquirir os produtos que a escola precisa.

O formato de gincana, os engajamentos da direção, dos alunos e pais, trazem resultados surpreendentes, no primeiro sprint do projeto foram mais de 1500Kg de materiais recicláveis coletados, entre eles papel, papelão, garrafas pet, latas de alumínio, baterias de alarme e eletrônicos.

 Todo material foi encaminhado para captadores que possuem a logística adequada para o reaproveitamento desse material, voltando o material para cadeia produtiva como matéria prima para novos produtos.

A visão de coletividade e ampliação do leque de matérias que podem e devem ser encaminhados para destinação adequada (reciclagem), como por exemplo eletrônicos que é pouco aplicada na sociedade, agrega nos alunos uma visão crítica de mundo, que, a escolha de mudar o mundo é nossa, a escola faz esse trabalho em formato exemplar, mostrando o impacto ambiental, social e econômico, estimulando o pensamento crítico das novas gerações.



O diretor da escola Jairo Fernandes de Souza confirma a importância do projeto "A Escola Estadual Clarimundo Carneiro entende que a educação perpassa pela  preservação do meio ambiente, pelo respeito a natureza, pelo dever de cuidar e  nessa perspectiva, deixarmos marcas da nossa responsabilidade ambiental e social. Entendemos que  cuidar das questões ambientais deve fazer parte da vida de todos. Por isso, nunca é cedo demais para começar a desenvolver o assunto com as crianças, com os adolescentes e jovens da nossa escola, oportunizando uma consciência ecológica. Entendemos que essas ações aumentam consideravelmente a chance de que sejam adultos engajados na preservação do nosso planeta. Sabemos que grande parte das crianças compartilha o que aprendeu na escola com os pais e familiares, o que aumenta a disseminação do conhecimento acerca da necessidade de a cada dia contribuindo com o meio ambiente, sobretudo no que diz respeito a produção de resíduos, reciclagem e reaproveitamento de materiais. a temática vai muito além de simplesmente despertar essa consciência. A escola tem o intuito de proporcionar situações que possibilitem a reflexão e façam com que nossos estudantes, de fato, sejam a diferença no mundo. Diante desse cenário surge o Projeto EcoCash que tem o objetivo de inserir a educação ambiental em um formato que beneficiá todos aspectos, nesse sentido os servidores, alunos, pais e responsáveis são os protagonistas na busca de implantarmos em todos, a cada dia a sensibilização e engajamento nesse grande projeto. Dentre as ações teremos nessa primeira etapa o recolhimento de papel, plásticos, latinhas e eletrônicos."



Agora com o lançamento do aplicativo Ecocash Consumidor Consciente, vamos continuar o projeto no modelo que pode ser realizado Home Office, que os recicláveis podem ser entregues em locais pre definidos em toda a cidade ou de acordo com a quantidade pode ser recolhido a domicilio, com isso o usuário pode transferir os pontos em forma de doação para escola, assim a gincana continua...


*imagens dos trabalhos realizado pelos alunos na feira e ciências de 2019.